
Mnemônicos:
É frequente entre os acadêmicos de medicina a percepção de que os conteúdos estudados não são apreendidos de forma duradoura. Entretanto, mesmo sendo esta constatação uma queixa geral, pouco se reflete a respeito da maneira de estudar. É curioso que, sendo esta a principal ferramenta de aquisição de conhecimentos médicos, não se reflita sobre como utilizá-la de maneira mais eficiente. Diante disso, a LASEMI procura formas mais eficazes de assimilação do conteúdo, e uma dessas formas que tem mostrado ser uma metodologia eficaz são os mnemônicos.
Está comprovado que a memória humana armazena informações com mais facilidade quando estas são associadas a sequências organizadas e simples que vão ajudar a gravar eficazmente os dados. Os médicos americanos provavelmente reconhecem mais isso do que nós. É comum entre eles que se usem recursos mnemônicos, como o famoso ABCD (Airway, Breathing, Circulation, Disability) do atendimento inicial ao politraumatizado.
Outro recurso são os acrônimos, como utilizado na síndrome genética LEOPARD ("multiple lentigines, electrocardiographic conduction abnormalities, ocular hypertelorism, pulmonic stenosis, abnormal genitalia, retardation of growth, and sensorineural deafness"). Na Obstetrícia, descreve-se uma das complicações da pré-eclampsia como síndrome HELLP (Hemolysis, Elevated Liver enzyme levels and Low Platelet). Na Endocrinologia, as alterações oftalmológicas da Doença de Graves, são classificadas através do acrônimo "NO SPECS" (0: No signs or symptoms, 1: Only signs, 2: Soft-tissue involvement, 3: Proptosis, 4: Extraocular muscle involvement, 5: Corneal involvement, 6: Sight loss).
Apesar de algumas desses mnemônicos serem utilizados como termos oficiais até em publicações científicas, é provável que muitas outras nunca tenham sido divulgadas e sejam utilizadas apenas para o uso pessoal. O nosso objetivo é “popularizar” os mnemônicos utilizados em nossas sessões científicas que, em sua maioria, referem-se aos diagnósticos diferenciais para determinado sintoma/sinal e alguns outros que correspondem aos sinais/sintomas de uma determinada doença. Esperamos, assim, contribuir para a assimilação do conteúdo de todos.
Seja bem-vindo (a) à essa sessão. Estaremos periodicamente atualizando e acrescentando mnemônicos de acordo com as nossas elaborações.
Clique na imagem para a visualização do arquivo.
Artralgia
Esplenomegalia
Crise Epiléptica
Ascite
Edema
Diarreia
Dispepsia
Dor Torácica
Insuficiência Renal
Linfonodomegalia
Lombalgia
Tosse Crônica
Hemoptise
LASEMI
Cefaleia
Dispneia
Olho Vermelho

Sumário de urina
© 2013 by LASEMI.